Foco na Mídia

Foco na Mídia

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Lula critica jornalistas globais e Globo critica Lula com jornalistas.

Dilma e Lula no comício de Itaquera (acima); título do post publicado no "Blog do Noblat" (abaixo)


Em um comício realizado ontem (20/10) ao lado de Dilma em Itaquera, Zona Leste da cidade de São Paulo, Lula falou sobre a polarização política existente entre PT e as Organizações Globo.

“Daqui para frente, é a Miriam Leitão falando mal da Dilma na televisão, e a gente falando bem dela na periferia. É o Bonner falando mal dela no Jornal Nacional, e a gente falando bem dela em casa. Agora somos nós contra eles”, afirmou em discurso.

A declaração foi entendida como uma “agressão” e uma "ameaça" à imprensa por jornalistas da Globo. O conglomerado se deu direito de resposta e, em uma notícia que mistura informação com doses de opinião, enganando o leitor através da apresentação subjetiva de fatos, o jornalista Germano Oliveira informa que a declaração de Lula foi uma “agressão”.

O texto entende que a afirmação de Lula “foi além da crítica institucional e citou nomes de jornalistas: Miriam leitão, que trabalha no GLOBO, na TV Globo e na Globonews, e William Bonner, apresentador do ‘Jornal Nacional”.

Germano tem razão quando diz que Lula "foi além".

A notícia faz um juízo de valor ao julgar que Lula "agrediu" os jornalistas, porém, a declaração do ex-presidente realmente foi irresponsável por citar nomes de opositores em época de profunda paixão partidária e fanatismo político. 

Uma declaração dessas pode gerar agressões a seres humanos, assim como pôde acontecer com Gregório Duduvier na semana passada. O humorista praticamente declarou apoio à Dilma em sua coluna na Folha de S. Paulo e, enquanto almoçava em um restaurante do Leblon, um cidadão que também almoçava disse que ia embora para não "acabar metendo porrada nele".

Enfim, a declaração do ex-presidente pode gerar consequências negativas, portanto foi equivocada. Entretanto, independente das possíveis consequências que ela pode gerar, Lula não falou nenhuma mentira.

A oposição de Miriam Leitão e William Bonner acontece principalmente através de enfoques tendenciosos e interpretações selecionadas de dados econômicos.

Essa oposição disfarçada se confirma com a postura geral dos jornalistas da Globo.

Ricardo Noblat, blogueiro da versão digital do jornal O Globo, foi além e, em sua interpretação publicada hoje de manhã, abusa da ironia afirmando que Lula estava “aparentemente sóbrio” quando “ameaçou” a imprensa.

Ora segundo esse ponto de vista, somente uma pessoa embriagada tem coragem de falar mal da poderosa Rede Globo sem temer represálias.

Ou será somente um puro ataque pessoal, partidarista e tendencioso?

No texto, Noblat interpreta a postura geral do PT.

“O PT se vale de todas as armas, as legítimas e as vetadas pelo senso comum para não perder o poder que conquistou há 12 anos. Vale, vale tudo. Vale a manipulação de informações, vale a mentira deslavada, vale a pressão sobre os mais vulneráveis”.

Ele tem razão em parte. A política é realmente um jogo sujo em épocas de profunda polarização e de decisão eleitoral. E o PT, por ser um partido de massas com objetivos eleitorais, realmente utiliza ferramentas tendenciosas para atacar adversários, assim como os próprios adversários utilizam recursos pouco éticos para agredir o PT. São práticas moralmente erradas, mas que surtem efeitos nas urnas, por isso são corriqueiras na Política.

É tão normal que a crítica do blogueiro serve perfeitamente para ele e para a Rede Globo.

Aliás, basta selecionar o mesmo parágrafo citado anteriormente, substituindo o sujeito da oração - o PT – por “Rede Globo” e o tempo de domínio de poder indicado – os 12 anos de governo do PT -, que o sentido curiosamente se mantém.

Ficaria assim: “a Rede Globo se vale de todas as armas, as legítimas e as vetadas pelo senso comum para não perder o poder que conquistou há 50 anos. Vale, vale tudo. Vale a manipulação de informações, vale a mentira deslavada, vale a pressão sobre os mais vulneráveis” – os grifos destacam as palavras substituídas.

O contexto que surge com a substituição encaixa ou não?

Isso demonstra como a Grande Imprensa carece completamente de auto-crítica. O orgulho no jornalismo é tão grande que a crítica realizada a terceiros serve para a própria Globo. E isso acontece com muitos jornalistas brasileiros.

Os enfoques partidaristas não são exclusividade de Miriam Leitão e William Bonner, outros jornalistas também fazem oposição.

Ricardo Noblat, Germano Oliveira, William Waak, Arnaldo Jabor, Merval Pereira, Diogo Mainardi e muitos outros jornalistas da Globo ignoram seus próprios defeitos e enfoques tendenciosos quando realizam uma cobertura informativa que critica políticos de forma parcial e interessada.

A declaração de Lula foi irresponsável, mas tem base real: “agora somos nós contra eles”, afirma. A repercussão dessa declaração comprova que a guerra ideológica é um fato e vai continuar inclusive depois do segundo turno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário