Foco na Mídia

Foco na Mídia

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Análise da última capa da Veja

Capa da revista Veja lançada dia 20 de setembro


A revista Veja faz uma apresentação subjetiva dos candidatos nessa capa. Toda análise é subjetiva por natureza. Essa não é diferente. Mistura informação com opinião, algo típico na Veja: as cores, fotos, palavras e citações do candidato expressam opinião pura, uma interpretação da Veja, e a citação entre aspas é informação que se mistura com o resto, formando uma mescla informativa-opinativa que nosso subconsciente absorve.
É importante não confundir informação com opinião, pois isso costuma induzir leitores ao erro quando os mesmos não entendem que existe parcialidade em todo discurso e acreditam puramente na análise de um ser humano, que sempre está sujeita aos conhecimentos, opiniões e crenças do mesmo. Tendo isso em mente, vamos à análise (a minha também é subjetiva, claro).
Começando pela foto utilizada, a Veja usou um azul forte na apresentação de Aécio. Esse azul mostra serenidade, tranquilidade e harmonia (o que corresponde com a expressão do Aécio). Ele olha para cima (para o objetivo), com confiança e certeza: sua hora vai chegar. A palavra "racionalidade" completa esse sentido: ele sabe como chegar ao poder e a citação publicada mostra isso.
Marina aparece numa foto verde, que é a cor da esperança. Seus olhos brilham (ela tem fé) e dessa forma mostram que governará com o coração. A boca vai dizer alguma coisa que parece travada, como se ela quisesse fazer uma confissão. Em minha interpretação, isso quer dizer que ela ainda não deu totalmente as caras: ainda tem que mostrar qual linha vai seguir. A palavra emoção completa esse sentido. Não sabemos como seria um eventual governo de Marina, e isso causa incerteza (emoção). Ainda assim, ela oferece esperanças para um país perdido segundo a visão da Veja.
Por último, o vermelho Dilmista representa o amor, a paixão e a excitação. A foto (tirada de baixo para cima) da a entender que estamos abaixo dela na hierarquia (estamos submetidos a ela). Mostra uma expressão dura e o rosto escurecido com uma expressão de arrependimento. Podemos entender que ela fez algo errado no passado. Essa expressão arrependida, duvidosa, transmite insegurança do futuro. Ela sabe que não errou em certos assuntos importantes, mas não desiste: a paixão a obriga a fazer isso. A paixão pelo que? Poder, como diz a palavra destacada. A citação mostra que ela esqueceu os erros do passado e busca destacar o que fez de bom. Mesmo assim, sabe que ainda temos muitos problemas e busca tranquilizar o leitor com palavras, mas, como a foto transmite insegurança, entendemos que ela não poderá fazer muito.
Podemos concluir, portanto, que a revista aconselha o voto no "racional" Aécio Neves; apresenta Marina Silva como uma surpresa aceitável e mostra Dilma como vilã. Cada candidato tem suas "armas para a decisão", assim como indica o texto em destaque na página. Aécio tem a racionalidade, Marina o coração e Dilma a paixão (pelo poder). O que o leitor entende ao considerar tudo isso? Se ele tiver confiança na revista Veja, vai acreditar que Aécio é a melhor opção. Se não confiar, vai continuar desprezando as opiniões da revista, dirigindo seu voto a quem considera mais apropriado.

CONCLUSÃO DO AUTOR: não seria possível esperar outro tipo de análise numa capa da Veja. Sua preferência por Aécio é inquestionável, assim como a esperança que tem no projeto neoliberal de Marina. Por outro lado, a revista vê Dilma com desconfiança. Ela se lembra dos erros do passado e apresenta a opção da reeleição como a mais arriscada para o país, algo normal para uma revista que sempre fez oposição aos partidos progressistas. Todas pessoas desse mundo tem preferências, vontades e gostos. Os jornais também. É ingenuidade acreditar que eles são imparciais. Isso só facilita a manipulação que acontece sutilmente na cobertura diária dos meios de comunicação. É importante duvidar sempre e sempre questionar quem tem o papel de questionar: os próprios jornalistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário